O hype cycle da IA em 2024: o que você precisa saber sobre AI Engineering
- Thiago Ferraz
- 7 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O mais recente relatório da Gartner destaca que a AI Engineering está no topo das expectativas empresariais para 2024. Mas, o que isso realmente significa?
A AI Engineering é o alicerce para entregar soluções de IA, incluindo a crescente IA generativa (GenAI), em escala. Ela combina três grandes pilares: DataOps, MLOps e DevOps. Essa união permite que sistemas de IA operem de maneira integrada em ambientes variados, como nuvem híbrida, multicloud e edge computing.
Imagine como se fosse uma arquitetura que conecta pipelines de dados, modelos de machine learning e aplicações, criando um ecossistema fluido. E, como esperado, para que isso funcione, conceitos como DataOps, ModelOps, DevOps, integração de dados e IA, escalabilidade e reutilização (de dados, metadados e modelos), além de uma orquestração multiambiente, são fundamentais.
Outro ponto que merece destaque é o crescimento da IA generativa. Práticas como o prompt engineering, uso de bancos de dados vetoriais e arquiteturas multiagentes estão ganhando cada vez mais espaço e relevância.
No ápice do Hype Cycle de 2024, a AI Engineering aponta para um forte investimento em plataformas de MLOps. E é justamente nesse caminho que muitas grandes empresas estão trilhando.
A pergunta que fica é: como a sua empresa está se preparando para esse futuro?

Comentários