OpenAI entra briga por hardware io e ex-funcionários da Appl
- Thiago Ferraz
- 21 de set.
- 2 min de leitura
OpenAI e Jony Ive estão se unindo para criar a próxima geração de hardware alimentado por inteligência artificial, sob a marca io. E parece que eles estão mirando alto: segundo informações do The Information, a nova iniciativa está apostando na mesma cadeia de fornecedores que sustenta os produtos da Apple.
Fornecedores de primeira linha
Entre os nomes confirmados está a Luxshare, uma das grandes montadoras de iPhones e AirPods na China, já contratada para montar pelo menos um dos dispositivos da io. Além disso, a OpenAI estaria conversando com a Goertek, responsável por componentes de AirPods, HomePods e Apple Watches, para fornecer módulos de áudio para os futuros produtos.
Os detalhes sobre os dispositivos ainda são escassos, mas o que se sabe é que a io planeja lançar wearables, incluindo:
Um alto-falante inteligente sem tela;
Óculos inteligentes;
Gravador digital de voz;
Um wearable em formato de pin.
A expectativa de lançamento é entre final de 2026 e início de 2027.
Recrutamento de peso
Além dos fornecedores, a io também vem chamando atenção pelo recrutamento de talentos: mais de duas dezenas de funcionários da Apple que trabalharam com hardware foram contratados, incluindo engenheiros e designers focados em interfaces, wearables, câmeras e áudio.
Alguns destaques:
Cyrus Daniel Irani, veterano de 15 anos na equipe de design de interfaces da Apple;
Matt Theobald, quase 17 anos em design de manufatura;
Erik de Jong, que liderou parte do desenvolvimento do Apple Watch.
O apelo para esses profissionais vai além da remuneração: muitos estão animados com a chance de trabalhar em projetos inovadores, sob a liderança de Jony Ive e outros veteranos da Apple, em vez de produtos iterativos.
O que isso significa para o mercado
Com essa movimentação, a OpenAI não apenas se posiciona para disputar o mercado de hardware de alto nível, como também atrai talentos de ponta, acelerando sua visão de integrar IA em dispositivos do dia a dia. Para a Apple, é mais um alerta sobre a competição por designers e engenheiros especializados.
O que você acha dessa migração de talentos da Apple para a OpenAI? Será que a marca io vai redefinir o mercado de wearables e gadgets inteligentes?

Comentários